Com Carminha, Globo recupera terreno perdido na América Latina
Exibida originalmente em 2012, Avenida Brasil está ajudando a Globo a recuperar prestígio e terreno perdidos na América Latina.
A história escrita por João Emanuel Carneiro já foi licenciada para 71%
dos países da região. A Colômbia foi o último país a comprá-la.
Uma trama da emissora não fazia tanto barulho desde O Clone, de 2001.
Segundo a Globo, "a América Latina é um mercado tradicional, grande consumidor de novelas da emissora".
De fato, a região sempre foi um dos principais clientes da Globo, com
um público fiel. Mas a história ágil e a linguagem universal têm levado
Carmina e Tifón (nomes de Carminha e Tufão em espanhol) a um sucesso
gigantesco.
A repercussão de Avenida Brasil supera a de
produtos de outras concorrentes tradicionais, como a rede mexicana
Televisa, a colombiana RCN e a argentina Telefé.
As produções
nacionais sempre foram reconhecidas pela alta qualidade de produção, mas
perdem para os dramalhões mexicanos em três quesitos básicos: idioma,
singularidade de história e no preço mais "camarada".
As novelas mexicanas são oferecidas ao mercado a um preço bem menor das brasileiras.
Cada capítulo de folhetim da Globo custa 15 vezes mais do que os da
Televisa, cujas produções têm mais cenas em estúdios, mais baratas.
Repercussão
Mesmo com todas as dificuldades mercadológicas, Avenida Brasil está
conseguindo ser líder em emissoras do Chile, Uruguai e Venezuela.
No Chile, internautas seguem pressionando o Canal 13, que a transmite
às 15h. Querem que Avenida Brasil mude para o horário nobre. A direção
cedeu em partes. Passou a exibir boletins com os melhores momentos da
semana às 22h.
Já no Uruguai, telespectadores criaram uma
petição pública exigindo que o canal local Teledoce retransmita a novela
diariamente, e não apenas duas vezes por semana.
E no Peru, um canal decidiu criar uma versão local, Avenida Peru, com detalhes muito próximos a de Avenida Brasil.
O que eles dizem?
O NTV entrou em contato com alguns hispânicos para perguntar: O que Avenida Brasil tem de diferente das outras novelas?
A administradora Yuraima Ortdega Gonzalez é moradora de Anaco, cidade
localizada no Estado de Anzoátegui, na Venezuela. "Avenida Brasil está
sendo minha primeira novela", diz. Yuraima afirma que Avenida Brasil é
diferente de outras já exibidas em seu país. "Carmina" é a sua
personagem favorita.
Mario Vasquez, professor chileno, diz que
os capítulos ágeis, parecidos com a de séries americanas, o levou a
acompanhar a novela brasileira.
Até agora, Avenida Brasil foi
vendida para 107 países no mundo todo _15 deles da América Latina. É o
maior sucesso da Globo em todo o planeta. A recordista anterior, Da Cor
do Pecado (2004), foi ao ar em 100 nações.
Nenhuma versão local, porém, foi autorizada. Avenida Peru é, portanto, uma cópia pirata.
Por GILVAN MARQUES
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