Adriana Esteves

Adriana Esteves
Nossa Estrela

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Adriana Esteves: O Renascer da Estrela


A atriz define-se como uma “mãe-galinha”:. “Os meus filhos são a minha paixão. É um sentimento tão forte que tudo se equilibra, mesmo quando a gente está trabalhando muito. Tenho todo um aparato que me ajuda – um marido incrível, um ex-marido presente na vida do meu filho, avós, empregada... e as próprias crianças são maravilhosas!

Adriana é filha da artista plástica Regina Esteves e do médico pediatra Paulo Agostinho. Já em criança era decidida. A sua irmã, Márcia, recorda que um dia se queixou de um rapaz aos pais e que foi Adriana, com apenas cinco anos, que ajustou contas com ele: “Ela estava a bater no rapaz, que era bem maior que ela.”

Em criança, Adriana quis ser bailarina, mas deixou a dança aos 16 anos para se aventurar na televisão. Em 1988 apresentou o programa 'Evidências', na TV Bandeirantes. No ano seguinte concorreu à rubrica 'Estrela por um Dia', ao lado de Gabriela Duarte e Flávia Alessandra. Começou por ser figurante na novela 'Vale Tudo' e participou em 'Top Model'. Por esta altura, admitiu que já sabia que queria ser atriz. É uma profissional de mão-cheia.
Adriana Esteves: A mulher que renasceu depois de ser criticada
Hoje é aplaudida por todos os brasileiros, mas a Carminha de 'Avenida Brasil' não teve um início de carreira fácil. Aos 23 anos, entrou em depressão pelas críticas que lhe fizeram em 'Renascer'. E já foi nomeada para um Emmy...
"Quando era mais nova, era muito mais crítica do meu trabalho. Hoje, acarinho-me mais, a experiência também ajuda a acalmar nessa parte. Porque é muito bom chegar a esta fase de ir dormir com a consciência de que dei o melhor de mim, de que fiz o melhor que podia fazer." É desta forma que Adriana Esteves descreve o atual momento da sua carreira. É conhecida pelas personagens cómicas que já interpretou, seja em Torre de Babel ou em O Cravo e a Rosa, mas é na pele da terrível vilã Carminha de Avenida Brasil que está a conquistar o público e a crítica, sendo, neste momento, uma das mulheres mais faladas e odiadas pelo povo brasileiro, que condena as suas atitudes na novela que a SIC transmite após Gabriela.
Filha da artista plástica Regina Esteves Agostinho e do médico Paulo Felippe Agostinho, Adriana Esteves é uma mulher de garra e mãe de três filhos, Nem sempre teve uma vida profissional fácil, mas desde criança que é uma mulher decidida: "Ela sempre foi determinada. Desde pequenina, quando queria alguma coisa, partia para aquilo com muita garra e conseguia", confessou o pai da atriz à revista Quem. Já a sua irmã, Márcia, recorda uma situação em que foi agredida por um rapaz e se queixou aos pais. Protetora, apesar de ser a mais nova, Adriana não se fez de rogada e, então com 5 anos, agrediu, também ela, o rapaz: "Ela estava a bater no rapaz, que era bem maior do que ela", recorda Márcia à mesma publicação.
Em pequena, Adriana Esteves desejava ser bailarina: "Queria muito, a ponto de perder o sono e enlouquecer os meus pais, de tanto lhes pedir. Mas aos 16 comecei a pensar na vida profissional e comecei a desencantar-me com o ballet., revelou numa entrevista ao site da Globo.

Entrou em depressão ao ser criticada
 Depois de deixar o ballet, a atriz fez alguns trabalhos como manequim e decidiu aventurar-se no mundo da televisão e apresentou o programa Evidências na TV Bandeirantes, em 1988. No ano seguinte, concorreu à rubrica Estrela Por Um Dia, do programa Domingão do Faustão. Ao lado de Flávia Alessandra e Gabriela Duarte, então duas desconhecidas, Adriana Esteves lutou por um lugar na telenovela Top Model. Apesar de não ter ganho, acabou por fazer uma participação especial na mesma novela. "Estudei muito para fazer o teste. Tive até de fazer uma cena da Malu Mader de Anos Dourados. E ao estudar em minha casa, tive a certeza absoluta de que queria ser atriz e aquilo tinha de acontecer na minha vida. Sei que estes testes foram muito bons para mim", recordou numa entrevista ao site Globo.Iniciava-se, assim, um caminho que acabaria por conhecer o seu pior momento em 1993, quando a atriz foi duramente criticada pela sua personagem em Renascer: "Tinha 22 anos. Quando se tem essa idade leva-se tudo à letra. É tudo muito difícil. Nada como a experiência para dar mais humor à vida, para mostrar que não é necessário agradar a gregos e a troianos. Vemos que a vida é diferente daquilo que imaginamos. Ainda bem que o tempo passou e superei isso", disse. Estas críticas, a que se juntou a separação do primeiro marido, ajudaram Adriana Esteves a entrar num período complicado e a atriz esteve em depressão durante cerca de dois anos.Em 1995, regressou aos ecrãs no SBT como protagonista da novela Razão de Viver e acabou por voltar à TV Globo no ano seguinte, para protagonizar A Indomada. De então para cá, Adriana Esteves somou papéis de protagonista e hoje dá nas vistas em Avenida Brasil. E já recebeu vários elogios. Suzana Vieira deixou uma dedicatória a Adriana Esteves no Twitter: "Sempre amei o seu talento, a sua graça, a sua carinha brejeira e o seu jeito de interpretar, divertindo-se por dentro. Parabéns por interpretar uma personagem carente, sozinha, infantil e tão intensa", escreveu. Já Aguinaldo Silva, na mesma rede social, também a elogiou: "É bom ver Adriana Esteves provar que é a melhor atriz da sua geração. Ela merecia uma personagem como a Carminha há muito tempo."Já recebeu vários prémios no Brasil e, em 2011, foi nomeada para o Emmy Internacional de Melhor Atriz pela participação na série Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor.
 
Um casamento feliz e estável 
Ao longo dos seus 43 anos de vida, Adriana Esteves já foi casada por três vezes. A primeira união aconteceu em 1989 com o professor de jiu-jitsu Totila Jordan e durou dois anos. Em 1994, casou-se com o ator Marco Ricca e desta relação nasceu o seu primeiro filho, Felipe, hoje com 13 anos. Em 2004, o casal separou-se e poucos meses depois, Adriana Esteves começou a namorar com o ator Vladimir Brichta, enquanto contracenavam em Kubanacan. O enlace aconteceu em 2006 e hoje são um dos casais mais acarinhados pelos brasileiros. Adriana 'adotou' Agnes, filha de Vladimir, que a trata como filha. Neste mesmo ano, Adriana deu à luz o seu terceiro filho, Vicente. Ela está sempre em contacto com o marido e com os filhos, mas não deixa de ser uma mulher dedicada à sua carreira. "Eu, que estou casado com ela e vivo ao seu lado, vejo quanto ela se dedica. Ela vai e enfrenta cada dia de gravações como se fosse uma estreia. O resultado é este: um fenómeno", disse o marido à Quem.
Ao contrário de outras estrelas brasileiras, Adriana Esteves nunca posou nua. E é algo que não faz parte dos seus planos. "Para posar nua é preciso unir a vontade e a necessidade. Eu faria, sim, mas no momento não tenho vontade, nem necessidade", disse em tempos, com o seu estilo divertido. 
Adriana Ganhou o 'Prémio Extra de TV' pela sua atuação como Carminha na novela 'Avenida Brasil', em exibição na SIC. Todos comentam o seu brilhante desempenho na trama onde encarna a grande vilã da história. Com este trabalho, Adriana Esteves conseguiu que todos falassem (e bem!) do seu desempenho, mas nem sempre foi assim... Em 1993, aos 22 anos, quando era a Mariana da novela 'Renascer', foi tão criticada, que acabou por sofrer uma depressão. Diziam que a sua personagem era “insonsa” e que o seu sotaque soava a falso. Adriana Esteves chegou a querer afastar-se da profissão e levou dois anos a tratar a doença. Numa fase inicial com antidepressivos e só mais tarde é que descobriu que sofria de síndrome de pânico. Só em 1997 é que regressou à Globo, com a novela A Indomada, para viver uma nova protagonista. “Não sei se foi depressão ou síndrome de pânico. Faço análises até hoje. Foi um período muito duro, de uns dois anos. Fui ao fundo do poço e subi.” Adriana voltou a ter papéis fortes, como a Sandrinha de 'Torre de Babel'; Catarina de 'O Cravo e a Rosa'; Heloísa de 'A Lua Me Disse'; ou, mais recentemente, na série 'Dalva e Herivelto' (onde foi nomeada para o Emmy Internacional). Consciente do sucesso que a Carminha faz, quer no Brasil, quer em Portugal, a atriz diz que este papel não é uma “vingança” para aqueles que não acreditaram no seu sucesso. “Não acho que foi feita justiça. Sou uma atriz e era crua quando era jovem… Agora estou madura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário